quarta-feira, 6 de abril de 2011

Os tipos de combustível

Hoje existem basicamente três tipos de gasolina disponíveis no Brasil: Comum, Comum Aditivada e Premium. Em todos os três tipos, há uma mistura de 25% de Etanol, mistura esta que é determinada por lei. Os outros 75% são gasolina pura (ou gasolina com aditivos).


 

Octanagem

Para entender as diferenças entre os três tipos de gasolina, é preciso antes entender o que é Octanagem. Octanagem é a capacidade da gasolina resistir a combustão espontânea quando fica sujeita a grande pressão.
Como sabemos, o carburador ou a Injeção Eletrônica mistura o ar com o combustível, convertendo esta mistura em uma espécie de gás combustível. Este gás entra na câmara de combustão do motor, e então o pistão comprime esta mistura, criando uma grande pressão dentro da câmara, até que a vela de ignição crie uma faísca no momento certo, para queimar este gás comprimido e gerar força para impulsionar o pistão novamente.
A combustão espontânea é quando o combustível queima sem a necessidade de uma faísca. Isso acontece quando o combustível é exposto a uma alta pressão.
Motores de algo desempenho tem taxas de compressão mais elevadas, e precisam de um combustível com maior octanagem, justamente para evitar que a combustão aconteça no momento errado, levando o motor a um desempenho menor do que o esperado, ou até mesmo a quebra do motor.
Motores de baixo desempenho e baixa taxa de compressão não precisam de combustíveis com alta octanagem, e o uso de combustíveis assim não trás nenhum ganho expressivo no desempenho. Já os motores de alto desempenho conseguem aproveitar todo o potencial do combustível.

Os tipos de gasolina

Comum

A Gasolina Comum é composta apenas por Gasolina (75%) e Álcool Etanol (25%). Esta gasolina possui, no mínimo, 87 octanas, o que significa que ela pode resistir as taxas de compressão da maioria dos motores de carros e motos. Por não possuir nada além de combustíveis, é indicada para rodar utilizando o máximo desempenho do motor. Um bom uso para ela é em vias de trânsito rápido, ou em viagens, onde a velocidade é constante.

 Comum Aditivada
A Gasolina Aditivada nada mais é do que gasolina comum com alguns aditivos adicionados. O produto final possui menos Gasolina, pois os aditivos não são combustíveis. Estes aditivos possuem poder detergente, que limpam o sistema de admissão do motor, evitando o entupimento de mangueiras e canais, e o acumulo de goma no tanque e na cuba do carburador. Esta gasolina também possui 87 octanas no mínimo. Este tipo de gasolina tem vantagem quando o desempenho máximo do motor não é tão importante, e a manutenção do sistema de alimentação é prioridade. Para andar em trânsito carregado e mais lento, por exemplo.

Premium / Pódium
A gasolina tipo Premium possui no mínimo 91 octanas, e a Pódium, da Petrobras, possui 95 octanas. É indicada para motores com alta taxa de compressão. Esta gasolina não possui aditivos detergentes. Geralmente, este tipo de gasolina é indicada para motos de alto desempenho, como as esportivas importadas.

Outros combustíveis

AVGAS (Gasolina de aviação)

A gasolina de aviação é mais difícil de conseguir, tem custo bem mais elevado, podendo chegar a mais de R$ 4,00 por litro. É um tipo de gasolina com octanagem superior a 100. Ela não possui Etanol em sua fórmula, é 100% gasolina. Porém, possui em sua composição o tetraetilchumbo, componente que serve para estabilizar a gasolina, aumentar os limites de congelamento e ebulição, e aumentar sua octanagem, porém, este componente é extremamente tóxico e poluente. Este tipo de combustível só trás benefícios em motores extremamente modificados e com taxas de compressão superiores a 14:1.

Álcool Etanol

O Etanol é um combustível muito popular no Brasil, de baixo custo e excelente rendimento. Possui no mínimo 100 octanas e admite taxas de compressão superiores. Porém, o motor deve estar preparado para este tipo de combustível, que possui características próprias e bem diferentes das da gasolina. A Titan Mix e a Bros Mix, ambas da Honda, são as únicas motos comercializadas atualmente e que suportam este tipo de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário