Para a sua concepção foram aplicados os mesmos conceitos das Yamaha Ténéré 660 e Super Ténéré 1200, mas em uma motocicleta de menores proporções e com um comportamento dinâmico mais voltado ao asfalto.
A XTZ 250 Ténéré, vista de frente se destaca o bloco ótico com dois multirefletores e lente em policarbonato que abriga duas parábolas com lâmpadas halógenas de 55 Watts. Ambas alojadas em uma semi-carenagem com pára-brisa que oferece proteção do vento, insetos, chuva, linhas de pipa e etc. Esse conjunto frontal integrado ao tanque de combustível e o pára-lamas baixo são responsáveis por um menor consumo de combustível e velocidade final ligeiramente superior as suas irmãs da mesma categoria.
O chassi do tipo semi-berço duplo em aço encaixa um tanque de combustível, com capacidade para 16 litros e reserva de 4,5 litros – suficientes, por exemplo, para percorrer a distância Rio/São Paulo sem a necessidade de abastecimento. Sua tampa do tipo abastecimento rápido conta com dreno no bocal eliminando o excesso. A XTZ 250 Ténéré tem autonomia sem igual entre os produtos do mesmo segmento, apresentando características únicas em um mesmo produto, tais como; conforto, proteção aerodinâmica, altura do guidão mais elevado com amortizadores, assento em degrau, alças para a garupa, comandos nos punhos e painel de instrumentos completo, exaltando sua aptidão para viagens.
Seu propulsor como na linha XTZ 250 X e XTZ 250 Lander e também na YS 250 Fazer a tecnologia e know-how utilizados são semelhantes, e igualmente reconhecidos, aos modelos de ultima geração da Yamaha como nas Yamaha YZF-R1 e YZ 450F que fazem uso do pistão forjado e cilindro com revestimento cerâmico com maior resistência e melhor dissipação do calor.
O funcionamento do motor monocilíndrico, quatro tempos, OHC (Over Head Camshaft) de exatos 249 cc desenvolve 21 cv a 8.000 RPM é gerenciado por um eficiente sistema eletrônico que controla um conjunto de dez diferentes leituras. O coração, a Unidade de Controle Eletrônico (ECU) monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os comandos aos vários sistemas para atender às mais diferentes condições de pilotagem, como por exemplo, o sensor do ângulo de inclinação que é usado para interromper a injeção do combustível quando houver uma inclinação da motocicleta superior a 65 graus, sensores que avaliam a altitude, a temperatura do ar, admissão, etc..
A alimentação por injeção eletrônica (Sistema Yamaha de Injeção Eletrônica), pioneira no Brasil em motores de 250cc, foi concebida há cinco anos o que lhe confere maturidade e comprovadamente robustez e economia com desempenho coerente a sua proposta, harmonizando respostas rápidas nas arrancadas e em retomadas.
Engrenagem compensada com mola amortecedora instalada na extremidade direita do eixo balanceador (Balance Engine), engrenagens das cinco marchas reforçadas completam o conjunto.
A suspensão dianteira reforçada do tipo telescópica tem barras protegidas por uma coifa em borracha e curso de 220 mm, enquanto a traseira monoamortecida tem 200 mm de curso sendo formada pelo braço oscilante e um amortecedor a mola, óleo e gás com regulagem por rosca de fácil acesso e manuseio.
As rodas com aros em aço 80/90-21 M/C 48S e traseira 120/80-18 M/C 62S levam pneus Pirelli Scorpion, com aplicação mais on-road que off-road com reduzido nível de ruído.
O painel de instrumentos acomoda um mostrador de Cristal liquido multifuncional com hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2), mais hodômetro do combustível (F-TRIP), indicador do nível de combustível, relógio e tacômetro eletrônico analógico de excelente visualização, além de leds; indicador do neutro, farol alto, luz de direção e alerta do motor.
Os freios a disco em ambas as rodas, na frente leva um disco com 245 mm de diâmetro e pinça com dois êmbolos – que teve seu poder de frenagem melhorado pela adoção de uma mangueira mais curta e com malha de cobre em sua extremidade junto ao calíper, e na traseira um disco de 203 mm de diâmetro.
A XTZ 250 Ténéré é a motocicleta ideal para aqueles que buscam um veículo versátil para o transporte pessoal na cidade e aptidão para aventuras e viagens com o carisma da legenda Ténéré - deserto dos desertos no dialeto Tuaregue.
Já à venda nas Concessionárias Autorizadas Yamaha na cor branca ou preta.
As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.
Especificações técnicas
| multidisco banhado a óleo | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Câmbio | 5 velocidades, engrenamento constante | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Quadro | Semi Berço duplo em aço | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pneu dianteiro | 80/90-21 MT90 A/T 48S – PIRELLI/SCORPION | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pneu traseiro | 120/80-18 MT90 A/T 62S - PIRELLI/SCORPION | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Freio dianteiro | Disco de 245 mm de diâmetro | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Freio traseiro | Disco de 203 mm de diâmetro | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Suspensão dianteira | Garfo telescópico | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Suspensão traseira | Monoamortecida com link | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Curso da suspensão dianteira | 220 mm | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Curso da suspensão traseira | 200 mm | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lâmpada do farol | 2 X 12V 55/55 W (halógena) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lâmpada da lanterna traseira | 12 V 5/21 W | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Lâmpada do pisca | 12V 10W x 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Painel de instrumentos | Cristal liquido multifuncional – hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias. Velocímetro e tacômetro eletrônico análogo. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cores | Branca ou preta | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dispositivo para transporte de carga | Modelo não especificado para transporte de carga | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dispositivo para transporte de carga | Confira informações de utilização | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Nível de Emissões de Ruido | Confira informações |
Nenhum comentário:
Postar um comentário